Hoje em dia, com a internet e com os canais digitais a todo vapor, toda empresa tem chance de crescimento desde que adote um marketing planejado e efetivo.

É possível trazer para o seu negócio, aquela pessoa interessada no que a sua empresa produz. Seja um produto especifico, seja um serviço oferecido.

O conceito de atração no marketing, também conhecido como inbound marketing, é uma metodologia que se concentra em atrair clientes potenciais para o seu negócio por meio da criação e compartilhamento de conteúdo relevante e valioso. Ao invés de interromper os consumidores com técnicas de marketing tradicional (outbound marketing), como anúncios e chamadas frias, o inbound marketing visa criar um relacionamento mais natural e envolvente com o público-alvo.

Nesse artigo, quero mostrar a importância desse conceito para o seu planejamento de marketing.

Implementar uma estratégia de atração eficaz requer tempo, planejamento e esforço contínuo, mas os resultados podem ser extremamente gratificantes, tanto em termos de aumento de tráfego quanto na geração de leads qualificados e clientes leais.

Em nosso artigo sobre geração de vendas pela captação de Leads é possível saber mais a respeito.

               Usar a atração para gerar Leads.

O conceito da atração para gerar Leads é mais efetivo na estratégia de marketing devido a uma série de benefícios. Entre as mais fortes, são custos mais assertivos com a verba alocada para a divulgação, pois será criado um relacionamento com Leads interessados que buscam soluções para seus problemas.

Então, para atrair é preciso oferecer algo relevante para o público-alvo que se pretende atingir.

Hoje em dia, o consumidor tem um comportamento diferenciado devido à internet e os canais digitais disponíveis e por isso a informação tem em abundância na rede.

Isso fez com que o consumidor passe a buscar informações detalhadas sobre o que pretende comprar e ao chegar à decisão de compra, já tem definido por qual produto ou serviço e onde adquirir. O vendedor irá apenas formalizar o pedido.

Por isso, é importante oferecer conteúdo relevante, explicar os benefícios que você oferece e mostrar que eles são a solução para os problemas que os Leads querem resolver.

Vamos dizer que o Lead tem o problema de custo alto em energia elétrica e o problema dele é diminuir os custos. Diante disso, ele começa a pesquisar na internet possíveis soluções.

Encontra a energia solar como possível solução para o seu problema.

Continua a busca por empresas que oferecem a possibilidade de instalação de energia solar, daí em diante, quanto mais informação relevante e dependendo da forma da atração, o Lead começa a selecionar os fornecedores até a escolha daquele que pretende comprar.

A atração vai trazê-lo para o seu negócio, até se tornar cliente.

É possível aplicar essa metodologia ao seu negócio, dentro da sua verba alocada e com um esforço continuo, que demanda um período de tempo para o retorno desejado.

              Materiais para gerar Leads com atração.

É muito importante conhecer o melhor possível o seu público-alvo.

Quais são suas dores, ou seja o seu problema, como é seu comportamento, suas preferências e como pensa.

Com isso, é possível criar o relacionamento com seu persona e oferecer conteúdo relevante para o atrair como lead e torna-lo cliente.

Aqui na DIS Marketing Digital já criamos vários conteúdos para nossos clientes atrair Leads. Os mais utilizados são:

  • Blog – artigos para explicar como utilizar os produtos, as vantagens, como são formados e demais informações relevantes.
  • E-books – Materiais mais aprofundados que oferecem um valor significativo em troca das informações de contato do usuário.
  • Mídias Sociais – Engajamento – Interagir com seu público-alvo em plataformas de mídia social, respondendo a comentários e perguntas.
  • Compartilhamento de Conteúdo – Distribuir seu conteúdo nas redes sociais para alcançar um público maior.
  • Anúncios Pagos – Utilizar publicidade paga para aumentar o alcance do seu conteúdo e atrair novos seguidores.

Existem outros canais ou ferramentas que podemos usar, mas os citados acima são os mais utilizados.

O marketing de atração é uma abordagem que coloca o cliente no centro da estratégia, buscando oferecer valor e construir relacionamentos fortes e duradouros.

Ao entender o conceito e aplicar a metodologia de forma planejada, podemos dizer que você estará no caminho para gerar mais demanda para seus produtos e serviços e atrair novos negócios pela geração de Leads.

A DIS Marketing Digital produz conteúdo e assessora uma estratégia para gerar oportunidades de novos negócios. Gostaria de falar com um consultor para mais esclarecimentos? Solicite aqui um contato.

Imagem: Selected by freepik


Paulo Di Santoro

Profissional de marketing e propaganda com mais de 39 anos desenvolvendo estratégias e ações para o crescimento de seus clientes. Especializado na criação e planejamento, consegue visualizar o processo de comunicação e divulgação como um todo, obtendo ótimos resultados para seus clientes.

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