Hoje em dia, com a internet e com os canais digitais a todo vapor, toda empresa tem chance de crescimento desde que adote um marketing planejado e efetivo.
É possível trazer para o seu negócio, aquela pessoa interessada no que a sua empresa produz. Seja um produto especifico, seja um serviço oferecido.
O conceito de atração no marketing, também conhecido como inbound marketing, é uma metodologia que se concentra em atrair clientes potenciais para o seu negócio por meio da criação e compartilhamento de conteúdo relevante e valioso. Ao invés de interromper os consumidores com técnicas de marketing tradicional (outbound marketing), como anúncios e chamadas frias, o inbound marketing visa criar um relacionamento mais natural e envolvente com o público-alvo.
Nesse artigo, quero mostrar a importância desse conceito para o seu planejamento de marketing.
Implementar uma estratégia de atração eficaz requer tempo, planejamento e esforço contínuo, mas os resultados podem ser extremamente gratificantes, tanto em termos de aumento de tráfego quanto na geração de leads qualificados e clientes leais.
Em nosso artigo sobre geração de vendas pela captação de Leads é possível saber mais a respeito.
Usar a atração para gerar Leads.
O conceito da atração para gerar Leads é mais efetivo na estratégia de marketing devido a uma série de benefícios. Entre as mais fortes, são custos mais assertivos com a verba alocada para a divulgação, pois será criado um relacionamento com Leads interessados que buscam soluções para seus problemas.
Então, para atrair é preciso oferecer algo relevante para o público-alvo que se pretende atingir.
Hoje em dia, o consumidor tem um comportamento diferenciado devido à internet e os canais digitais disponíveis e por isso a informação tem em abundância na rede.
Isso fez com que o consumidor passe a buscar informações detalhadas sobre o que pretende comprar e ao chegar à decisão de compra, já tem definido por qual produto ou serviço e onde adquirir. O vendedor irá apenas formalizar o pedido.
Por isso, é importante oferecer conteúdo relevante, explicar os benefícios que você oferece e mostrar que eles são a solução para os problemas que os Leads querem resolver.
Vamos dizer que o Lead tem o problema de custo alto em energia elétrica e o problema dele é diminuir os custos. Diante disso, ele começa a pesquisar na internet possíveis soluções.
Encontra a energia solar como possível solução para o seu problema.
Continua a busca por empresas que oferecem a possibilidade de instalação de energia solar, daí em diante, quanto mais informação relevante e dependendo da forma da atração, o Lead começa a selecionar os fornecedores até a escolha daquele que pretende comprar.
A atração vai trazê-lo para o seu negócio, até se tornar cliente.
É possível aplicar essa metodologia ao seu negócio, dentro da sua verba alocada e com um esforço continuo, que demanda um período de tempo para o retorno desejado.
Materiais para gerar Leads com atração.
É muito importante conhecer o melhor possível o seu público-alvo.
Quais são suas dores, ou seja o seu problema, como é seu comportamento, suas preferências e como pensa.
Com isso, é possível criar o relacionamento com seu persona e oferecer conteúdo relevante para o atrair como lead e torna-lo cliente.
Aqui na DIS Marketing Digital já criamos vários conteúdos para nossos clientes atrair Leads. Os mais utilizados são:
- Blog – artigos para explicar como utilizar os produtos, as vantagens, como são formados e demais informações relevantes.
- E-books – Materiais mais aprofundados que oferecem um valor significativo em troca das informações de contato do usuário.
- Mídias Sociais – Engajamento – Interagir com seu público-alvo em plataformas de mídia social, respondendo a comentários e perguntas.
- Compartilhamento de Conteúdo – Distribuir seu conteúdo nas redes sociais para alcançar um público maior.
- Anúncios Pagos – Utilizar publicidade paga para aumentar o alcance do seu conteúdo e atrair novos seguidores.
Existem outros canais ou ferramentas que podemos usar, mas os citados acima são os mais utilizados.
O marketing de atração é uma abordagem que coloca o cliente no centro da estratégia, buscando oferecer valor e construir relacionamentos fortes e duradouros.
Ao entender o conceito e aplicar a metodologia de forma planejada, podemos dizer que você estará no caminho para gerar mais demanda para seus produtos e serviços e atrair novos negócios pela geração de Leads.
A DIS Marketing Digital produz conteúdo e assessora uma estratégia para gerar oportunidades de novos negócios. Gostaria de falar com um consultor para mais esclarecimentos? Solicite aqui um contato.
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